24 janeiro 2010

TRABALHOS DE CAMPO




Nesta ocasião, após tanta e tanta chuva, abriu finalmente algum sol que nos permite dar início à retancha da plantação de castanheiros e de outras espécies florestais - nogueiras,oliveiras,faias,acer pseudoplatanus, etc., bem como à abertura de "caldeiras" para limpeza de infestantes e retenção de nutrientes.
Tentamos ainda obter carvalhos americanos (quercus rubra) através de semente. Pois é!... Imagino que uns ratinhos minusculos nos viram assim proceder e , vejam só, deixaram-nos as cascas e comeram todas (...) as sementes!...Vida de agricultor!

Dado que a exploração se situa junto à estrada nacional 101, aproveitamos para embelezar o primeiro patamar com plantas ornamentais (hortênsias). Esperamos que os "passantes" automobilistas, e não só, não levem o nosso trabalho, tal como fizeram com os nossos cogumelos e castanhas! A placa que ali colocamos a pedir que não o façam não deu qualquer resultado!

Para evitar que as ovelhas dos vizinhos invadam a exploração vimo-nos obrigados a vedar parcialmente os terrenos, com rede. Chamam a esta rede "rede ovelheira" com 1,20 m de altura...melhor seria que lhe chamassem "rede caçarreta", pois que nesta ocasião os caçadores sobem por ela acima e não querem saber de placas que lhes sugerem que utilizem "portas" deixadas especialmente para o efeito!... Vida de agricultor!...

Sem comentários:

Enviar um comentário